Qualidade de vida, atividade física e esporte, personal diet, gastronomia, estética e saúde.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Qual a diferença entre as panelas?



Aquela história de que panela velha é que faz comida boa...há controvérsias!!!hehe
Existem várias panelas para nós comprarmos nas lojas por ai. Acho que ninguém pensa muito na parte nutricional dessa compra mas sim na parte prática, no preço e na beleza.
Mas quem imaginaria que até nisso nós nutris podemos orientar?
Cada panela tem uma função na cozinha e na saúde como por exemplo a panela de ferro, ela é boa para a saúde daqueles que tem predisposição para anemia pois o ferro é transferido em pequenas quantidades da panela para o alimento.
A panela de cerâmica não faz mal à saúde e agora muitas estão na moda, principalmente na forma de caçarolas. As panelas antiaderentes são boas para grelhar um frango ou fazer um omelete, porque a idéia é não grudar o alimento no fundo da panela, porém não é indicado cozinhar alimentos por muito tempo, como fazer ensopados, utilize apenas alimentos rápidos e é importante usar a colher de plástico para não riscar o fundo. Eu não indico o uso de colher de madeira pois essa é de difícil lavagem e desinfecção, podendo acumular sujeira e microorganismos.
A panela de açoinox, que teve muita propaganda por ai, é muito bonita visualmente porém, não é indicada para alimentos com muito sal e frituras. É importante ferver água na panela nova de 3 a 4 vezes antes de começar o uso para eliminar o níquel presente, um metal tóxico.
As de alumínio devem ser evitadas por pessoas com insuficiência renal crônica, demência ou doenças ósseas, normalmente as pessoas limpam essas panelas até que brilhem, tirando toda a camada escura que fica com o uso, mas na verdade essa camada é uma proteção!
Tem também a panela de barro muito utilizada para moquecas, paellas, galinhadas e outros ensopados, é barata e dura muito tempo. A panela de pedra-sabão é uma opção barata e duradoura também e ainda, transfere aos alimentos ferro, cálcio e manganês, metais benéficos ao organismo.
As panelas de vidro são pesadas e muito bonitas, dá para achar um bom preço e não fazem mal à saúde. Essas três últimas não são prejudiciais à saúde!
As panelas esmaltadas são boas pois não deixam que ocorra a proliferação de micrrorganismos.
A panela de pressão é feita de alumínio, facilita muito a vida pois cozinha rapidamente economizando gás, porém, deve ser manipulada com cuidado por perigo de explosão. A liberação de alumínio da mesma é maior por causa da pressão, sendo bom sempre trocar as borrachas de segurança ou a panela velha.
O importante na hora de comprar uma panela é lembrar para quem será feita a comida e qual a necessidade da panela. Guardar comida na panela não é a melhor idéia, apenas nas de cerâmica e vidro.
Ficou difícil? Tenha uma de cada!!
Referência: Livro "Tudo sobre Panelas", nutri Késia D. Quintaes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário